Tudo sobre Musculação e Suplementos Alimentares
Dicas de Suplementação
Share
Coenzima Q10 – função, benefícios, efeitos colaterais e dosagem

A Coenzima q10 não só ajuda o organismo a atingir um equilíbrio, tanto para pessoas que possuem o metabolismo rápido demais quanto para as que possuem um muito lento, como ainda traz para o organismo uma série de benefícios.

A Coenzima q10 é produzida naturalmente pelo nosso corpo, mas não é encontrada em quantidades muito altas.

Ela pode ser obtida através da alimentação, sendo que os alimentos ricos em ômega 3 também são ricos nesse nutriente.

A coenzima está sendo estudada atualmente sobre sua atuação em doenças relacionadas ao sistema imunológico, como o HIV.

Ao que tudo indica, ela está ligada diretamente à produção e ao funcionamento de linfócitos, o que seria extremamente benéfico para os portadores de HIV.

Tem sido utilizada até mesmo para doenças periodontais, já que acelera o  processo de cicatrização do tecido gengival, interrompendo sangramentos sem que seja necessário o uso de alguma medicação.

O que é?

A Coenzima q10 (CoQ10) é semelhante a um nutriente vitamínico. O corpo produz naturalmente esse nutriente, e ele pode ser encontrado em todas as células de nosso corpo. Sua presença é fundamental para a produção de energia e para a reconstrução das células, o que se deduz um efeito antioxidante super poderoso.

 

Como dito acima, a coenzima q10 pode ser produzida pelo nosso corpo, mas ela também pode ser obtida em alguns alimentos e suplementos alimentares. Dentre os alimentos que podem contribuir significativamente com quantidades desse nutriente podemos destacar o amendoim, a cavala, sardinha, carnes, em alguns óleos, e também em carnes de alguns órgãos como coração, rins e fígado.

 

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/coenzima-q10-para-que-serve-beneficios-efeitos-colaterais-e-como-tomar/#yKtvwA9W4V74cuBi.99

Para que serve a Coenzima q10?

A Coenzima q10 não só ajuda a emagrecer, de certo modo, como ainda traz diversos benefícios para o organismo.

Um deles é atuar como um excelente antioxidante. Com o passar do tempo, o corpo passa a liberar uma quantidade maior de radicais livres, que são moléculas reativas que podem causar sérias doenças.

Além disso, essas moléculas são responsáveis por envelhecer as células precocemente. Uma das tarefas da Coenzima q10 é destruir os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce.

Mas isso não é tudo. A Coenzima q10 também é encontrada em suplementos alimentares, e é responsável pela produção de ATP, moléculas que fornecem energia para o nosso corpo durante qualquer atividade física ou processo metabólico.

Além disso, esse nutriente ainda é capaz de regular a sístole a diástole do coração (os movimentos de contração e relaxamento do coração).

O nutriente também é utilizado na fabricação de alguns cremes de beleza, já que hidrata e purifica a pele, tonificando e dando mais brilho, maciez e firmeza.

A coenzima não atua somente na camada mais superficial da pele. Seus efeitos também são notáveis em regiões mais profundas, principalmente onde há maior concentração de colágeno.

A propósito, a coenzima também dá mais elasticidade para a pele, já que pode “substituir” os efeitos do colágeno quando ele está em falta no organismo (a coenzima funciona melhor do que o colágeno em cápsulas).

Quais são os benefícios da Coenzima q10?

São vários! Mesmo alguém que não tenha qualquer tipo de problema poderia tomar o suplemento (claro, contanto que essa pessoa não tenha qualquer tipo de restrição médica).

 

Dentre os benefícios da Coenzima q10, podemos citar:

 

 

1. Batimentos cardíacos

 

Os movimentos de sístole e diástole permanecem constantes (considerando uma pessoa saudável) até certa idade.

 

Depois disso, mesmo que o corpo produza a Coenzima q10, as quantidades são baixas para fazer a manutenção de qualquer problema que possa se desenvolver no coração com a idade.

 

Uma das funções desse nutriente é regular os batimentos. Seu uso constante pode melhorar o quadro de batimentos cardíacos, sendo necessário o uso de suplementos.

 

2. A Coenzima q10 emagrece

 

A Coenzima q10 também ajuda no processo de emagrecimento, já que ela é responsável por etapas no metabolismo que fazem a gordura ser queimada.

 

No entanto, não é interessante abrir mão de uma boa alimentação e focar apenas no uso do suplemento. Ele deve ser usado apenas para suplementar uma alimentação saudável!

 

3. Fertilidade

 

Quanto mais avançada a idade de uma mulher, mais difícil fica para ela poder engravidar.

 

Isso acontece porque os óvulos dependem de uma grande quantidade de energia para iniciar o processo de fecundação, uma vez que o espermatozoide libera seu conteúdo dentro do óvulo.

 

Essa energia é produzida principalmente pelas mitocôndrias, mas a partir de determinada idade, elas já não produzem energia suficiente para isso.

 

Cientistas acreditam que o consumo do nutriente poderia regular essas organelas e prover as células de mais energia.

 

Assim, os estudos atuais estão mostrando que se as células tivessem mais energia, poderiam produzir óvulos com menos chance de desenvolver qualquer tipo de anomalia de natureza genética.

 

4. Diminuição de colesterol

 

Nós temos dois tipos de colesterol, o bom e o ruim. O bom também é conhecido como HDL, e pode ser encontrado em alimentos como azeite, ovo, amêndoas, amendoim, sardinha, castanha e outras oleaginosas.

 

Já o LDL é encontrado em todos os alimentos que fazem mal à saúde. O LDL é ruim para o organismo porque possui baixa densidade. Isso faz com que ele entupa as artérias do corpo.

 

A Coenzima q10 diminui as quantidades de LDL, mas não aumenta as quantidades de HDL.

 

5. Excelente antioxidante

 

Como dito anteriormente, o corpo passa por diversos processos metabólicos, cujas reações resultam em produtos maléficos ao organismo.

 

Um deles são os radicais livres. Por serem altamente reativos e instáveis, podem desenvolver doenças degenerativas e destruir as células do organismo.

 

Vários fatores externos também podem colaborar para esse processo, como tomar muito sol sem proteção, se alimentar mal, fumar cigarros, etc.

 

Nesse caso, a produção de radicais livres pode ser ainda maior e fica mais difícil para que o corpo una os radicais a outras moléculas para que sejam degradados.

 

Nesse caso, a ajuda de um suplemento poderia ser a melhor estratégia para combater os radicais livres.

 

6. Fornecimento de energia

 

Além da produção de ATP, a Coenzima q10 é responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos.

 

Isso faz com que o sangue flua melhor, e dessa maneira irrigue mais músculos com nutrientes e oxigênios.

 

E, claro, levando mais moléculas de energia para mais músculos. Como a coenzima também produz ATP, o rendimento durante a prática de um exercício físico é muito maior.

 

Não só o rendimento é melhorado pela maior produção de moléculas de energia, como o corpo passa a queimar mais calorias de maneira mais eficiente, ajudando (e muito) no processo de emagrecimento.

 

Quais são os efeitos colaterais da Coenzima q10?

Embora os suplementos à base de Coenzima q10 pareçam muito saudáveis, infelizmente não podem ser consumidos por qualquer pessoa.

 

Algumas pessoas podem apresentar sensibilidade à coenzima e com isso gerar alguns efeitos colaterais no organismo, como dores musculares.

 

Além disso, são estritamente proibidos para pessoas hipoglicêmicas, porque seu consumo diminui as quantidades de glicose no sangue.

 

Embora isso pareça uma solução saudável para portadores de Diabetes, o consumo só pode ser feito com ordem expressa de um médico.

 

Se o nutriente for tomado em quantidades altas, poderá também desregular o sono natural de uma pessoa e ainda intoxicar alguns órgãos, como o fígado.

 

Perda de apetite, enjoos e dores de cabeça também podem ser alguns dos efeitos colaterais para quem não é tolerante à coenzima. Redução de pressão arterial e pequenas feridas na pele também são alguns dos efeitos colaterais.

 

Em qualquer caso, gestantes não devem fazer o uso do suplemento, a não ser por ordem expressa de um médico. O que dificilmente aconteceria, porque ainda anão há informações suficientes sobre o que o nutriente poderia fazer com o leite produzido para amamentação. A melhor coisa a se fazer é não consumir o suplemento.

 

Como seu consumo pode reduzir a pressão arterial, é extremamente importante que qualquer pessoa que vá passar por uma cirurgia pare de tomar o suplemento com no mínimo 14 dias de antecedência.

Dose recomendada

As doses de Coenzima q10 podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com a necessidade fisiológica ou da gravidade de alguma doença.

 

A dose usual do nutriente pode variar de 10mg a 200mg por dia, dependendo da necessidade.

 

O recomendado é que pacientes com algum dos problemas abaixo tomem doses maiores do suplemento.

 

© 2012 www.dicasdesuplementacao.com.br - Propriedade da Corpo & Vida Suplementos Alimentares e Vitaminas - Desenvolvido por MKTEAM E-commerce Marketing
472276