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Problemas de coluna e Musculação: quais os cuidados a serem tomados?

Sem dúvida o que mais preocupa numa sala de musculação e/ou a prática de exercícios físicos é o número crescente de lesões que vem ocorrendo em cada ano, e um questionamento frequente sobre treinos, é de como proteger a coluna durante a prática da musculação.

 

Se você é portador de algum problema na coluna, pode fazer musculação normalmente, desde que não a force em flexão ou extensão exagerada. O melhor é fazer musculação na posição deitada, onde a sua coluna não está sob a ação da gravidade. Além disso, é sempre bom lembrar-se de que, se for pegar algum peso na posição em pé, faça-o com o peso o mais próximo possível do corpo e com os joelhos dobrados.

 

Uma opção eficiente e segura é um programa de exercícios de musculação que incluam os principais componentes da aptidão física relacionados à saúde (potência aeróbica, força e flexibilidade) ajustados de acordo com a especificidade da situação e supervisionados por profissionais de educação física e fisioterapia.

 

A postura corporal é importantíssima para evitar lesões, dores na coluna e desvios de postura. O aluno e o profissional devem estar atentos ao alinhamento corporal durante a execução dos exercícios, evitando a adoção de posturas incorretas, em especial nos exercícios com carga mais pesada, como os agachamentos, por exemplo. A amplitude dos movimentos também é importante, já que a extensão excessiva pode gerar lesões, enquanto a diminuída não proporciona o trabalho do músculo alvo. Ou seja: não adianta "roubar" nos exercícios, diminuindo a amplitude do movimento ou o número de repetições.

 

Pesquisas apontam que o local onde acontece o maior número das contusões em quem se dedica a levantar peso, é a coluna lombar, e é onde se origina a maioria dos problemas. Entre dores musculares, articulares, tendinites, distensões e contraturas nas diversas partes do corpo, 44 a 50% atingem a coluna lombar. Portanto, se o atleta dedicar atenção á postura, respiração, reforço dos músculos eretores da coluna, carga compatível com a aptidão e descanso adequado terá um índice baixíssimo de problemas na sua vida atlética.

 

Recomenda-se também o uso de acessórios que ajudam a proteger a coluna e região lombar, durante o treino, como o s cinturões de musculação, que visam dar conforto e estabilidade ao corpo de atletas e praticantes de musculação que realizam exercícios com alta carga.

 

Lesões de qualquer natureza podem ocorrer em qualquer pessoa devido à má postura nas tarefas diárias associadas à fraqueza muscular, sobrepeso e/ou má formação durante o desenvolvimento. Na musculação dentro de academia a responsabilidade maior quase sempre é do profissional de Educação Física uma vez que ele é o responsável por tudo que acontece dentro da sua área de atuação. Além disso, a profissão já pede especialização e experiência em cada área. Quem diz entender de tudo um pouquinho na realidade entende pouco em quase tudo.

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