Se você faz parte do grupo de pessoas que acha que fazer exercício com o estômago vazio e não se alimentar depois vai ajudar a emagrecer ou manter a forma, está mais do que na hora de entender, aprender e praticar o correto.
Deixar de comer antes do exercício achando que não vai ter o que queimar é besteira.
Não se alimentar depois, imaginando não precisar repor vitaminas e sais minerais perdido durante o exercício, também é besteira.
Você sabia que o jejum engorda?
É verdade! Se seu organismo percebe a falta do combustível, ele se defende reduzindo o músculo, que é o tecido que mais consome energia e passa a preservar as reservas, ou seja, a gordura.
É simples, se você não se alimentar antes de qualquer atividade física, o organismo não terá substâncias “extra” para queimar, e aí, a musculatura diminui e a gordura fica.
Pra quem quer emagrecer, definir a musculatura, eliminar barriga, não comer surte exatamente o efeito contrário.
O recomendado é que antes dos exercícios a refeição seja leve: Frutas, pão integral, frios magros, iogurte natural e cereais são ótimas opções, pois todas são fonte de energia e não são calóricas.
Depois do exercício, você tem até uma hora para ingerir fontes de carboidratos e proteínas. Novamente as frutas e o iogurte natural são boas opções.
É essa “refeição” que vai preservar a musculatura do seu corpo, então, não vale pular.
Então programe-se e escolha o que vai comer antes e depois de treinar!