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Dicas de Suplementação
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7 lições para começar a mudar os MAUS princípios alimentares

1. Estabeleça horários para as refeições
Comer em intervalos regulares e fazer, no mínimo, quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) ajuda a evitar "picos" de fome e reduz a intensidade da sensação de vazio no estômago. Na maior parte das vezes, essa vontade desesperada de comer nada tem a ver realmente com fome. Ao identificar quando esse desejo é real, passará a comer só quando tiver necessidade.

2. Coma a quantidade necessária para se satisfazer.
Se você faz parte do grupo que sente fome logo depois de almoçar ou jantar é porque não ingeriu a quantidade adequada durante a refeição. Procure se alimentar livremente, sem controlar demais o que vai ao prato, durante um almoço, por exemplo, para se certificar de quanto de alimentos você precisa para se sentir saciada.

3. Mantenha saladas e frutas na geladeira
Na hora que bate aquela fome, a tendência é comer a primeira coisa que você encontrar na despensa. Isso inclui biscoitos, chocolates, doces e outras iguarias supercalóricas, que sabotam a sua dieta. Assim, vença esse inimigo, deixando na geladeira verduras lavadas e frutas frescas.

4. Preencha o vazio no estômago com alimentos leves
Bateu aquela vontade de beliscar algo? Identifique se ela é decorrente de fome real ou apenas da sua ansiedade em comer algo. Caso a primeira alternativa seja a correta, troque a fatia de torta por iogurte desnatado ou por frutas ou gelatina e a coxinha, por uma torrada com queijo leve.

5. Evite, nas festas, separar docinhos e salgadinhos num prato
É claro que você pode comer um brigadeiro ou um quibinho. Mas, ao colocar vários quitutes num local longe da mesa do bolo, saboreie o doce eleito bem devagar. Na hora de escolher os salgadinhos, dê preferência aos assados.

6. Elabore um diário da sua alimentação
Anote tudo o que você come durante o dia numa agenda, incluindo a quantidade e o que estava sentindo na hora de se alimentar. Assim fica mais fácil visualizar o que e quanto você comeu durante o dia. A falta desta percepção pode fazer você engordar, pois nem sempre é possível ter a consciência exata das quantidades.

7. Crie a sua balança das emoções
Faça uma lista de tudo aquilo que deu prazer a você e tudo o que causou desconforto durante um dia, uma semana ou um mês. Não importa se as emoções negativas são causa ou consequência do seu excesso de peso. Vale a pena fazer esta lista e verificar para qual lado a balança está pendendo mais: o prazer ou o desprazer. Normalmente, quando não nos sentimos felizes, isso se reflete na balança, com aumento de peso. Para vencer esse inimigo, procure evitar as situações identificadas que mais lhe causaram desprazer. E, por outro lado, dê um reforço nas situações que lhe dão prazer.

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