Tudo sobre Musculação e Suplementos Alimentares
Dicas de Suplementação
Share
Meal Replacers ou Substitutos de Refeição

O que são?

Os suplementos alimentares classificados como meal replacement (MRP), ou substitutos de refeição são suplementos completos, com carboidratos, gorduras (baixos teores), vitaminas, minerais e muito ricos em proteínas. Em outras palavras são refeições hiperprotéicas.

A utilização desses suplementos se dá das mais variadas formas, pois tanto atletas que querem melhorar o desempenho, quanto pessoas que objetivam aumento de massa muscular e pessoas que querem emagrecer podem fazer uso destes e obter ótimos resultados. Para tanto precisam estar bem orientados na sua escolha e na utilização do produto.

Tipos

Os MRP irão variar apenas no sabor e na concentração dos seus constituintes. Em termos de composição são muito similares, já em termo de concentração podem ser bem diferentes.

Os melhores tipos de meal replacer são os que contêm as menores taxas de gorduras e as maiores taxas de proteínas e carboidratos. Uma boa opção são os meal replacer que possuem em sua composição a proteína do soro do leite (whey protein), além de outras proteínas.

Se o objetivo é ganho de massa muscular, deve-se escolher um Meal Replacer com altas taxas de proteínas, carboidratos e vitaminas, e conseqüentemente com um valor calórico maior.  Mas se o objetivo é diminuir o peso corporal e emagrecer, o Meal Replacer escolhido deverá ser o de menor valor calórico e também deve ser livre de gordura, ou ter a menor taxa de gordura possível.

Benefícios

Os benefícios da utilização desses suplementos são: auxiliar no crescimento muscular e na reparação do músculo e fornecimento dos mais altos níveis de energia.

De acordo com resultados de um recente estudo americano publicado no European Journal of Clinical Nutrition, o MRP é um modo efetivo no controle de peso. Estudos demonstraram que o MRP com baixo valor calórico quando usado para substituir uma ou duas refeições, ajudam a pacientes a seguir o regime alimentar de emagrecimento.

As proteínas dos substitutos são utilizadas para impulsionar os níveis de força, aumentar o ganho de massa muscular, e prevenir o catabolismo do músculo que pode ocorrer durante um treino muito pesado, dentre outras funções.

Um individuo que se exercita tem um declínio na taxa de proteína e, portanto, uma demanda por proteína e aminoácidos aumentada para que a reparação dos músculos aconteça. A falta de proteína pode produzir o catabolismo, pois sem o aporte protéico adequado as proteínas musculares são degradadas para fornecerem aminoácidos que serão utilizados em muitas reações. Ter um nível adequado de proteínas no corpo é crucial para manter a massa muscular e manter o corpo num balanço positivo de nitrogênio para crescimento e reparação dos tecidos.

Já os carboidratos existentes nos MRP além de comporem substâncias essenciais ao organismo, também exercem uma importante função: são uma das formas mais fáceis para que o organismo produza energia. Sendo composto de diversas unidades de açúcares, os carboidratos complexos têm a característica de serem absorvidos de forma lenta, logo quem quer exercitar-se, deve buscar os carboidratos complexos antes do exercício para lhes fornecer energia e depois do exercício para a recuperação do glicogênio muscular e a proteção da massa muscular contra o catabolismo.

A união dos efeitos das proteínas, dos carboidratos e o estimulo com exercícios físicos proporcionam o meio ótimo para o anabolismo muscular, acarretando em melhoramento da composição corporal e do desempenho de atletas.

Além destes constituintes existe a presença das vitaminas e minerais, que irão regular todas as reações do organismo, inclusive a construção muscular, sendo essenciais para o desenvolvimento e manutenção do organismo humano.

Efeitos colaterais

Apesar de se discutir que excesso de proteínas poderia trazer prejuízo renal, muitos estudos demonstram que tal fato não é verificado. A cautela no consumo de proteínas, contudo deve ser estimulada, uma vez que estudos mais aprofundados são necessários para confirmar quais hipóteses são verdadeiras

Um efeito adverso que a utilização dos MRP pode gerar é o aumento de peso por acumulo de gordura, porém tal efeito só é possível se estes suplementos forem utilizados de forma errônea e em excesso. Assim, a correta utilização destes não traz nenhum efeito colateral ou adversidade ao organismo humano.

Administração

Os substitutos de refeição, apesar do nome sugerir a troca dos alimentos pelo suplemento, não deve substituir grandes refeições. O café da manhã, o almoço e o jantar devem ser feitos com alimentos e os lanches podem ser substituídos pelos MRP. Essa susbtituição é vantajosa principalmente se o intuito for a diminuição de peso. Caso o objetivo seja ganho de peso, ou o lanche é substituído ou complementado pelo meal replecement.

© 2012 www.dicasdesuplementacao.com.br - Propriedade da Corpo & Vida Suplementos Alimentares e Vitaminas - Desenvolvido por MKTEAM E-commerce Marketing
472294